Seguidores

segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

A história do blog

NO CAFÉ LITERÁRIO EM JOÃO PESSOA- 2008

Em 2008 pela primeira vez criei um blog, a ele dei o título de A ciganinha Diná.
O e-mail de acesso era o mesmo do Orkut e era Yahoo, quando o Orkut encerrou as atividades meu blog foi junto, tio Google não mais me permitiu acesso. O blog continua ativo sem acesso, então estou criando uma réplica só que com o título de Alma Cigana.

Meus primeiro trabalhos publicados na blogosfera, estou transferindo para este, meus primeiros textos e bagagem literária crua como que, mas que afloraram de forma insistente. Um poeta me falou; não delete nenhuma palavra nascida em momento de inspiração, segui à risca, a poesia me conquistou.

Não tenho sangue cigano, mas tenho alma cigana, tenho fascínio pelo povo cigano, quando criança queria ser cigana, tem toda uma história de infância , dos maus tratos que sofri da minha mãe adotiva, é uma longa história.


                                      

É a forma de vida dos povos nômades, isto é, povos que não têm habitação fixa. Eles não permanecem em um único local. Os nômades são do tipo caçador-coletores, ou seja, vivem da caça, pesca e da coleta de alimentos. Quando há necessidade, deslocam-se para procurar melhores condições de vida.

O nomadismo era o estilo de vida dos primeiros homens sobre a Terra. Esta forma de vida foi abandonada por volta de 10 mil anos atrás quando o ser humano aprendeu a plantar. Com a agricultura, os povos não precisavam mais de ir em busca de outros lugares quando os recursos de uma área acabavam.



Minha alma cigana em Acróstico

M.Minha alma cigana sempre caminhante.
I. Indo e vindo, desbravando novas paragens.
N. Não se atém aos imprevistos do tempo.
H. Habita aqui e ali como andorinha emigrante.
A. Alma inquieta ávida de liberdade, escusa de liberalidade.

A.Amante da natureza , do amor e do viver pleno
L.Lugares tantos ainda há a percorrer,
M.Mulher destemida e nada futurista.
A.A efemeridade da vida clama pelo agora.

C.Carrego os sonhos nas asas imaginárias,
I.Inda que os dias não me sejam tão azuis ,
G.Gasto meu farto sorriso e exorcizo a tristeza.
A.Aportar em diferentes paragens, fascina-me!Oh,
N.Nomadismo ladino de minhas raízes... Sou
A.Andarilha , persigo, insisto e sempre chego lá!

Diná Fernandes


  

Minha alma cigana em poesia

                   
 Minha alma cigana,
Nem sempre compreendida,
Tida como insana
Só porque leva a vida...

Como pedra lodosa,
Que desliza e não enraíza.
Parece impetuosa,
Mas é mansa como brisa.

Mulher do fogo, terra, água,
Lua, sol e primavera...
Meu coração é livre de mágoa
Minha vida é eterna quimera

Vivo de acordo com o tempo
Sem pressa nem imposição.
Sou mulher ante-tempo...
Andarilha que busca inovação

Diná Fernandes





Um comentário:

  1. Amiga, parabéns por ter tido esta iniciativa de fazer uma réplica do seu primeiro blog! O layout está condizente com o teor do blog, as cores vivas e os textos, esses sim, são a expressão maior de sua alma cigana e da essência desse blog. Mais uma vez, parabéns e já estou te seguindo!
    Abraços fraternos!

    ResponderExcluir

Seja bem vindo (a)

Se vier venha em paz,
deixe suas impressões
sua visita me satisfaz
seu comentário alegria em milhões.

Que Deus nos abençoe nesse novo normal, que tenhamos um Ano com paz e amor no coração.

Olhar cortante

Olhar forte, atraente diz muito Suscita palavras, o coração Sente, traduz em silêncio, é fruto Do despertar que produz sensação Nas entranha...